quinta-feira, 16 de abril de 2009
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Celebração/Momento de Envio
Preparativos para Missão Marista de Solidariedade.
Distribuição das camisetas da Missão Marista de Solidariedade.
Em nossa capela durante a celebração de envio.
Lavando os pés dos Missionários
Lavando os pés dos Missionários
terça-feira, 14 de abril de 2009
Celebração da Páscoa - Acampamento I
Todas as comunidades estavam presentes para a Celebração Pascal. Foi uma verdadeira festa que reuniu e envolveu fé, cultura, mística e espiritualidade desse povo tão batalhador. A Celebração foi presidida pelo Pe. Endersom de São João da Ponte e contou com a presença de Missionários. Logo após a celebração foi oferecido um almoço belíssimo por sinal o qual gostei muito (rsrsrsrsrs) as comunidades. Em seguida houve distribuição de creme dental e escovas de dentes, bingo, doações de roupas e outros, etc. em fim uma verdadeira festa.
A esperança renasce junto a cada amanhecer.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Comunidade de Caxambú I
Brejo dos Crioulos está localizados nas margens do rio Arapuim, afluente da margem esquerda do rio Verde Grande, na divisa dos municípios de São João da Ponte e Varzelândia, no Norte de Minas Gerais, a história de Brejo dos Crioulos é uma história que ainda não consta da historiografia dos brancos que ocuparam o Norte de Minas desde dos primórdios da colonização portuguesa, nos idos do século XVI.
Conforme relatam moradores mais velhos, desde meados do Século XVII, negros fugidos da escravidão passaram a se fixar às margens da Lagoa Peroba, existente na vazante do médio ribeirão Araquém. A ocupação dessa área foi possibilitada pela existência de brejo na vazante do referido ribeirão, propícia à proliferação da maleita, que a tornava imprópria para brancos e indígenas.Com o passar do tempo, muitos outros negros fugidos se dirigiram para a área, aumentando a população que no final do Século XIX era de 38 troncos familiares.Nesse contexto, as famílias aqui localizadas desenvolveram um sistema peculiar de organização social, cultural e produtiva, baseada em heranças africanas, indígenas e portuguesas.
Fonte: www.wikipidia.org.com