Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Criançada do Brejo dos Crioulos - Caxambú I






Comunidade de Caxambú I










Brejo dos Crioulos está localizados nas margens do rio Arapuim, afluente da margem esquerda do rio Verde Grande, na divisa dos municípios de São João da Ponte e Varzelândia, no Norte de Minas Gerais, a história de Brejo dos Crioulos é uma história que ainda não consta da historiografia dos brancos que ocuparam o Norte de Minas desde dos primórdios da colonização portuguesa, nos idos do século XVI.

Conforme relatam moradores mais velhos, desde meados do Século XVII, negros fugidos da escravidão passaram a se fixar às margens da Lagoa Peroba, existente na vazante do médio ribeirão Araquém. A ocupação dessa área foi possibilitada pela existência de brejo na vazante do referido ribeirão, propícia à proliferação da maleita, que a tornava imprópria para brancos e indígenas.Com o passar do tempo, muitos outros negros fugidos se dirigiram para a área, aumentando a população que no final do Século XIX era de 38 troncos familiares.Nesse contexto, as famílias aqui localizadas desenvolveram um sistema peculiar de organização social, cultural e produtiva, baseada em heranças africanas, indígenas e portuguesas.

Fonte: www.wikipidia.org.com






























Equipe de Caxambú I. Da esquerda para direita (Jonathas, Zuma, Barbara, Juliana, Jô, Ana) Abaixados (Jessica e Farley). Equipe show de bola. Valews galera.

Unidos da cabeça aos pés!


Equipe de Caixambú I (Júlia, Farley, Jéssica, Zuma)



Equipe de Missionários Caixambú I (Jhonny, Anaísa, Barbara)














Homenagem aos Quilombolas

Seu Papa - Patriarca da Comunidade de Caixambú I (Quilombolas - Brejo dos Crioulos).

Missão ao Brejo dos Crioulos


Olá galera que esteve na Missão Brejo dos Crioulos - 2009 e olá para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre esse povo tão batalhador, guerreiro e esperançoso.
As fotos postadas aqui foram tiradas por (Jonathas) e tem carater divulgador desta comunidade.
Em breve teremos aqui artigos escrito por missionários deste ano e dos anos anteriores. Lembrando, este espaço é para divulgarmos a comunidade com as suas necessidades.